Radio Nova Era
Últimos assuntos
» Conhecendo um pouco sobre Placa de Video
Qui Jul 15, 2010 2:15 pm por midller

» Forum Em Modificações
Qua Jul 14, 2010 12:41 am por midller

» Descobrindo se o HD tem Bad Block
Seg Jul 12, 2010 8:34 pm por midller

» Usando Nossa Marca em Outros Jogos Online!
Seg Jun 07, 2010 9:27 pm por midller

Top dos mais postadores
midller (81)
 
Amorim Junior (38)
 
almeidajr (33)
 
TokaMan (31)
 
Aislane Morena (20)
 
don miguel (19)
 
Lord PirI (18)
 
Bião023 (18)
 
Lipe13' (14)
 
Ginzu (10)
 


Descobrindo se o HD tem Bad Block

Ir em baixo

Descobrindo se o HD tem Bad Block

Mensagem por midller em Seg Jul 12, 2010 8:34 pm

Introdução

Bad block ou setor defeituoso é o nome dado a uma área danificada do disco rígido. Esse é um problema físico, isto é, a mídia magnética do disco rígido está com problemas. Quando usamos um utilitário de disco como o Scandisk e o Norton Disk Doctor esses setores com defeito são marcados com um "B".

Ja vi varios usuarios escrevem perguntando como é possível recuperar discos rígidos com "bad blocks". Muitos falam que após formatarem o disco rígido em baixo nível, os "bad blocks" desaparecem.

Bad block ou setor defeituoso é o nome dado a uma área danificada do disco rígido. Esse é um problema físico, isto é, a mídia magnética do disco rígido está com problemas. Quando usamos um utilitário de disco como o Scandisk e o Norton Disk Doctor esses setores com defeito são marcados com um "B".

Vários usuários nos escrevem perguntando como é possível recuperar discos rígidos com "bad blocks". Muitos falam que após formatarem o disco rígido em baixo nível, os "bad blocks" desaparecem.

O que ocorre na verdade é o seguinte. Atualmente os programas de formatação física não formatam fisicamente o disco. Caso isso fosse possível, o disco rígido seria danificado. Isso ocorre porque entre as trilhas de um disco rígido há um sinal chamado servo que serve de orientação para a cabeça do disco rígido. Se a gente realmente formatasse um disco rígido em baixo nível, esses servos seriam apagados e a cabeça do disco rígido não teria mais como mover-se.

Os programas formatadores de baixo nível são utilitários para detectar os setores defeituosos e para apagar o disco (para sua segurança, por exemplo, após terminar um projeto confidencial), não efetuando - apesar do nome - a formatação em baixo nível.

Esses programas possuem uma função interessante, que é atualizar o mapa de setores defeituosos do disco. Quando você usa essa opção, o programa varre o disco procurando por setores defeituosos e atualiza o mapa do disco.

Quando você faz uma formatação em alto nível (através do comando Format), esse comando "pula" os setores constantes nessa tabela de setores defeituosos. Dessa forma, não haverá nenhum setor marcado com "B" ("Bad Block") na FAT, embora os setores defeituosos continuem existindo no disco.

Os setores defeituosos não são "removidos", mas apenas marcados nessa tabela de setores defeituosos, fazendo com que o sistema os ignore (ou seja, os setores são "escondidos").

Se, após esse procedimento, novos setores defeituosos começarem a surgir, você deverá descartar o disco, pois a superfície magnética está se deteriorando por algum motivo.

Removendo os Bad Blocks



O melhor programa para ser usado nesse procedimento é o fornecido pelo fabricante, em sua página de utilitários. Abaixo você poderá dar o download dos programas para as marcas mais comuns de discos rígidos.


Programas para a recuperação de "bad blocks"

Fujitsu http://www.fujitsu-europe.com/support/disk/software/erase.zip
Maxtor http://www.maxtor.com/en/support/downloads/maxblast3.htm
Quantum http://www.maxtor.com/en/support/downloads/maxblast3.htm
Samsung http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/utilities/attach_file/clearhdd.exe
Seagate http://www.ameriwebs.net/groupworks/downloads/sgatfmt4.zip
Western Digital http://support.wdc.com/download/dlg/dlgdiag28.zip



Formas para saber se seu HD esta com Bad Block!

1°- Um scandisk do próprio Windows pode ate te ajudar a descobrir. Clique em Meu Computador, clique com o botão direito no HD e escolha Propriedades. Depois vá na aba Ferramentas e na opção Verificação de Erros clique em "Verificar agora..."

Marque as duas opções e inicie a verificação.


"Opnião Técnica"

Acho o HDtune mais prático que o ScanDisk do Windows.
Além dele checar integridade física, SMART e as temperaturas ele faz também um benchmark do disco.

Links Para Download do Programa HDtune.

http://www.hdtune.com/hdtune_252.exe

ou

http://www.hdtune.com/hdtune_252.zip

Qualquer duvida sobre o assunto postar aqui!
avatar
midller
Administrador
Administrador

Mensagens : 81
Pontos : 3144
Reputação : 3
Data de inscrição : 02/05/2010
Idade : 29
Localização : Feira de Santana

Ver perfil do usuário http://www.starlinedown.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum